GESTÃO DO CONHECIMENTO - Introdução e Áreas Afins
RONALDO VIEIRAHá 30 anos, Marty McFly, em De volta para o futuro, previu, de forma divertida, novas maneiras de se informar, de se comunicar e de se divertir. Atualmente, podemos refletir e vislumbrar como poderá ser o conhecimento produzido, disseminado e recuperado daqui a alguns anos, obviamente que em menos tempo que na ficção: armazenado em grandes repositórios digitais, acessíveis por portais, redes sociais, weblogs, apps mobiles, entre outros. Nesse sentido, a velocidade se impõe de maneira imperativa, o que, na perspectiva de Virilio (2005), significa a desmaterialização do tempo e do espaço, fundindo-se e unificando-se os dois, tornando-nos ubíquos. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estabelecem alguns padrões sobre a produção e o compartilhamento do conhecimento, em todos os âmbitos, do social ao acadêmico-científico. Lyotard (2011) aponta que o conhecimento que não for passível de interpretação e compreensão será descartado, e que as novas pesquisas serão orientadas pelos resultados traduzidos em linguagem de máquina. Dessa forma, Vieira, em Gestão do conhecimento: introdução e áreas afins, trata sobre todos os aspectos referentes à gestão do conhecimento produzido, em quantidades imensuráveis e simultaneamente em lugares inomináveis, referindo-se ao processo na íntegra, que inclui da indexação dos dados, de qualquer tipo, em sistemas inteligentes, à preservação desses dados, atendendo à demanda por informações necessárias às tomadas de decisões no contexto das organizações. O autor apresenta também na obra assuntos pertinentes, como a elaboração de estratégias e processos para mapear as necessidades informacionais, assim como, para viabilizar a recuperação da informação, sistematizando definições, tipos, históricos, conceitos desenvolvidos em algumas áreas do conhecimento, a importância da arquivística nesse cenário. O livro é recomendado como fonte bibliográfica básica para alunos e profissionais de diversas áreas.
ISBN: 9788571933804
1a. Edição - 2016
Formato 16x23 cm, BROCHURA - 172 páginas